segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Proeja no CEEPSAT

O Proeja no CEEPSAT
Por: Maria José Vasconcelos
O Programa de Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) teve início na rede estadual de ensino em 2010 e o Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira (CEEPSAT), localizado na Ladeira do Paiva, 40 - Caixa D’Água em
Salvador-Bahia–Brasil, foi um dos primeiros centros a oferecer a educação profissional na modalidade PROEJA. O PROEJA tem suas bases lançadas com o Decreto Presidencial 5.154/2004 (BRASIL, 2004a), num contexto de luta pela superação da histórica dicotomia entre formação profissional e educação propedêutica da educação brasileira. Apesar deste decreto, inovar ao propor a integração da educação profissional com a educação de jovens e adultos e com a elevação do nível de escolaridade dos trabalha-dores, vincula a formação técnica de nível médio ao ensino médio e a modalidade da formação profissional concomitante e subsequente, ambas as herdeiras do decreto 2.208/1997, que separou drasticamente o ensino técnico da formação geral e básica.
No dia 13 de julho de 2006, foi publica o Decreto nº 5.840 com as orientações para o PROEJA, ampliando a oferta do programa para as redes de ensino estadual e municipal. Desta maneira, quatro anos depois o CEEPSAT  oferece em 2010.2, o curso técnico de Análises Clinicas na modalidade PROEJA, no turno noturno, onde foram matriculados 174 alunos. Em 2012.2, aconteceu a primeira formatura dos 29 alunos que concluíram o curso técnico em Análises Clinicas na modalidade Proeja no CEEPSAT. A evasão registrada entre 2010.2 até 2012.2 foi de 77,6%. Com estes resultados, a educação profissional na modalidade de educação de jovens e adultos, na rede estadual de ensino no estado da Bahia, em especial no CEEPSAT, foco dessa pesquisa, parece que não terá o impacto desejado para modificar o cenário atual onde se encontram os jovens e adultos em defasagem de idade e série que estão fora das salas de aulas.
Para diminuir a evasão o CEEPSAT está buscando alternativas. Assim, surgiu o curso de eletricidade básica para o curso técnico de Segurança no Trabalho na modalidade Proeja, organizado e desenvolvido pelos articuladores dos cursos de Segurança no Trabalho e Meio Ambiente em parceria com os bolsis-tas PIBID_UFBA_Física em Novembro de 2012.


Um comentário: