terça-feira, 8 de outubro de 2013

Revolta de Beckman


  A Revolta de Beckman, também Revolta dos Irmãos Beckman ou Revolta de Bequimão, ocorreu no então Estado do Maranhão, em 1684. É tradicionalmente considerada como um movimento nativista pela historiografia em História do Brasil.
Causas
 
  Grande insatisfação dos comerciantes, proprietários rurais e população em geral com a Companhia de Comércio do Maranhão, instituída pela coroa portuguesa em 1682. 
 
  Os comerciantes reclamavam do monopólio da Companhia.
 
  Os proprietários rurais contestavam os preços pelos quais a Companhia pagava por seus produtos.
 
  Já grande parte da população maranhense estava insatisfeita com a baixa qualidade e altos preços cobrados pelos produtos manufaturados comercializados pela Companhia na região.

Causas:

   Grande insatisfação dos comerciantes, proprietários rurais e população em geral com a Companhia de Comércio do Maranhão, instituída pela coroa portuguesa em 1682. Os comerciantes reclamavam do monopólio da Companhia.
Manuel Beckman: um dos líderes da revolta  Os proprietários rurais contestavam os preços pelos quais a Companhia pagava por seus produtos. Já grande parte da população maranhense estava insatisfeita com a baixa qualidade e altos preços cobrados pelos produtos manufaturados comercializados pela Companhia na região.

Reação de Portugal:

  A corte portuguesa enviou ao Maranhão um novo governador para acabar com a revolta e colocar ordem na região.Os revoltosos foram presos e julgados. Os irmãos Beckman e Jorge Sampaio foram condenados a forca.
 
  Turma: 1°MAM1_ alunos: Jamile Paixao, Gabriel Luis, Veronica Suzart, Elynoia, Gabriel Araújo, Beatriz Perreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário